Missao en Venezuela nescesita de tua ajuda - veja www.elcamino.clickbv.net

terça-feira, 31 de julho de 2012

O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO...




O MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO...
João 18.36
Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.
           Quando apareceu João Batista pregando, sua mensagem era: “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (MT 3.2). O primeiro discurso de Pedro, no dia de pentecostes, dando resposta a pergunta dos ouvintes (“...que faremos irmãos?”) foi: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos pecados, e recebereis o Dom do Espírito Santo” (Atos 2.37-38). Vemos que em primeiro lugar, é necessário o arrepender-se dos pecados, para entrar no reino dos céus. O Senhor Jesus diz que aquele que quer entrar em seu reino, deve tornar-se como as criancinhas, não somente na inocência, mais também na pureza, na falta de malícia, no desapego a este mundo, no amor verdadeiro e incondicional.
            Ezequiel diz: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne” (Ez 36.26); esta é a primeira conseqüência para aqueles que quiserem entrar no reino dos céus, será arrancado o coração velho e transplantado um coração novo, limpo, sem pecado, sem malícia, arrependido e, completamente rendido aos pés de Cristo. Arrancar-se-á o espírito de escravidão, de temor, velho, viciado, manhoso, mentiroso, cheio de malicias, e o lança em lugares ermos e, lhe dá um novo espírito, cheio de graça e de verdade, um espírito de adoção de filhos pelo qual clamamos: abba, pai. (Romanos 8.15).
Deus quer te dar um coração igual a este que fala Ezequiel hoje, agora.
COMO É O REINO DE DEUS OU REINO DOS CÉUS?
Ora, a primeira coisa que devemos saber é o que diz Paulo aos Romanos 14.17 - “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no espírito Santo”. É de suma importância conhecermos este versículo, e igualmente importante 1 Co 15.50 que diz “a carne e o sangue não pode herdar o reino de Deus”.
            O Reino de Deus é um Reino Celestial, e espiritual; não é material, nem carnal, e tampouco físico; e sendo espiritual é muito mais real que o reino terrestre em que vivemos agora.
Hoje as pessoas (alguns pregadores) parecem que, como os discípulos de Jesus, querem estabelecer o reino de Deus aqui na terra, aqui e agora, como se o reino dos céus fosse comida e bebida; e porque não dizer carrões, mansões. Porém o povo, está ignorante, e sem conhecer a verdade, vive sendo iludido e manipulado pelos fariseus de nossa época que fecham a porta dos céus, não só para si, como também para os demais. Eles não ensinam a verdade, porque sabem que esta liberta, arranca a escravidão, e traz ao coração do homem o verdadeiro sentido de liberdade, de justiça, de paz, de alegria; alegria sem necessidade de álcool, drogas, ou festas. A alegria que o ser livre sente, é a alegria que dá o Espírito Santo, o Consolador amado, nosso Intercessor que nos leva a conhecer a verdade a cerca do pecado, da justiça e do juízo, e nos leva a este conhecimento sem artimanhas, ou mentiras, nos leva em plena liberdade, guiando-nos por um caminho de justiça. Há também a necessidade de lembrarmos que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus porque o seu reino não é material, nem terrenal, tampouco é físico, como o próprio Senhor Jesus nos disse: “Meu reino não é deste mundo”.
            Não podemos ignorar o que disse Paulo em sua carta aos Efésios: “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes, ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Efésios 6.11-12). Assim como a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, também a nossa luta não é contra o sangue e a carne, nossa luta não é contra os seres humanos, nem contra as forças físicas deste mundo, embora o inimigo as use contra a igreja do Senhor em todo o mundo, temos que tomar consciência que nossa luta é contra um inimigo terrível, cruel e invisível aos nossos olhos carnais, somente podemos vencer esta luta quando nos desfizermos das nossas armas carnais e tomarmos as armas celestiais que o Senhor nos dá para lutarmos e vencermos, portanto: “Revesti-vos de toda armadura de Deus”.
            Seguindo a leitura do texto vemos que no versículo 13, o Senhor nos manda outra vez a tomar toda a armadura de Deus. O Senhor sabe que nós não podemos vencer este inimigo com as nossas forças, ou com a nossa sabedoria. Diante disso, como se poderá vencer? Veja o que Paulo diz em 2 Coríntios 10 do verso 4 ao 6: “As armas da nossa milícia não são carnais e sim poderosa em Deus, para destruir fortalezas; anulando nós, sofismas e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento a obediência a Cristo, e estando prontos para punir toda desobediência, uma vez completa a vossa submissão”. Somente quando aconteça isto você estará pronto para tomar a armadura de Deus. Veja o que aconteceu com David quando foi lutar com Golias; a armadura do rei ainda não lhe servia, não dava, não se ajustava; no sentido espiritual é necessário estarmos prontos, conhecendo os pensamentos que devem ser levados cativos a obediência a Cristo.
Será que você não sabe quando está mentindo, quando ver uma mulher que não é a sua, quando vê um filme com cenas eróticas, quando não é honesto em seus negócios ou no que faz, quando não leva a sério o que Deus quer te falar? Ou levamos cativos TODOS nossos pensamentos a obedecer a Cristo, ou seremos sempre presa do inimigo. Ele não tem medo de cara feia, não tem medo de gritos, não tem medo de você, ele sabe onde você abriu uma brecha, ele não necessita de portas, somente uma pequena brecha. Ou você leva teus pensamentos cativos a cristo ou o inimigo te leva cativo, não adianta os teus argumentos, tua altivez, não importa o que você diga, Deus te conhece, porém, o pior é que o inimigo também te conhece. O espírito velho que saiu de você, conhece todas tuas debilidades e fraquezas, e está girando por aí, e, somente quando você entrega completamente todos teus pensamentos à obediência a Cristo é que se completa sua submissão. Assim, entrega o domínio do teu “eu”, e submeta-se à vontade do Espírito Santo. Veja o que Paulo diz em Colossenses 1.24-29, segue a leitura até o versículo 17 do capitulo 3:
“...preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus: o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, cristo em vós, a esperança da glória; o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que  apresentemos todo homem perfeito em Cristo; para isso também trabalho, combatendo segundo a eficácia, que obra em mim poderosamente. Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laudicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne; para que os seus corações sejam consolados e estejam unidos em amor, e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus-Cristo, em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. E digo isto, para que ninguém vos engane com palavras persuasivas. Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meios de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade; e estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade; ..., portanto se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado a destra de Deus”.
            Ainda é necessário dizer que para levarmos cativo, todos os nossos pensamentos a obediência a Cristo, devemos deixar o orgulho e a vaidade, e ter:
“o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.5-11).
            “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Fl 2.13). O querer e o efetuar é Ele que opera, quando você leva cativo todo teu ser a SUA bendita Vontade. Aí então, Ele te exaltará, e não será necessário você ser exaltado, porque operará em ti o querer e o efetuar de Deus. A graça de Deus está sobre ti, e conhecerá a diferença entre o Reino de Deus e o reino dos homens.
Nos reinos do mundo, os súditos devem servir a seu rei ou a sua rainha, devem cantar “Deus salve a rainha”, como é caso da Inglaterra.
No reino celestial cantamos diferente, cantamos como o salmista: “Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o rei de Glória. Quem é este Rei de Glória? O Senhor, forte e poderoso, o Senhor poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o rei de Glória. Quem é este Rei de Glória? O Senhor dos Exércitos, Ele é o Rei de Glória” (Sl 24.7-10).
            Agora devemos compreender algumas coisas deste reino que é de suma importância.
O Senhor Jesus disse que o seu Reino não é deste mundo (João 18.36). Por isso devemos tomar isso em conta, pois é muito serio. Veja estes sete pontos, claro que você pode e deve ver outros pontos nos Evangelhos, e no viver diário.
•          Aquele que quer entrar no meu reino tem que se tornar criança (MT 18.3).
•          Aquele que quer entrar no meu Reino, seu coração deve ser transformado, de um coração de pedra a um coração de carne (Ez 36.26).
•          Aquele que quer entrar no meu Reino, quando alguém bater numa face, deve oferece-lhe também a outra (Lc 6.29).
•          Aquele que quer entrar no meu Reino, qualquer coisa que lhe escandalize tem que ser arrancado e lançado fora. Mesmos que seja o olho... (MT 5.29-30).
•          Aquele que entrar no meu Reino, tem que amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
•          Aquele que quer entrar no meu Reino deve buscar em primeiro lugar o Reino de Deus (MT 6.33).
•          Aquele que quer entrar no meu Reino deve pegar sua cruz cada dia... (Mc 8.34)
Existe uma grande diferença entre o reino de Deus e o reino do mundo (MT 5.20).
Êxodo 20.1-17, estes são os 10 mandamentos e devemos meditar, observando as diferenças.
•          Amar a Deus.
•          Não adorar outros deuses.
•          Não tomar o nome do Senhor nosso Deus em vão.
•          Guardar o dia de repouso.
•          Honrar ao pai e a mãe.
•          Não matarás.
•          Não adulterarás.
•          Não furtarás.
•          Não dirás falso testemunho contra teu próximo.
•      Não cobiçarás a mulher, o seu empregado (a), nem o seu boi, jumento, nada que pertença a outro.
Agora veja o que disse Jesus a respeito do seu reino: “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” (Mt 19.17); “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda lei e os profetas” (Mt 22.37-40, Mc 12.28-34). Queria o senhor acabar com os outros oito mandamentos? Não! Ele está dizendo: no meu reino é diferente, se no reino dos homens diz não matarás, porém para que o suposto assassino seja condenado devem ter provas de que ele realmente é culpado, no meu reino todo aquele que [sem motivo] se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento, e quem proferir insulto a seu irmão estará sujeito a julgamento do tribunal; e quem lhe chamar: “tolo”, estará sujeito ao fogo do inferno (Mt 5. 21-22).
Nunca se esqueça que o reino de Cristo não é deste mundo (João 18.36).
No reino dos homens, não adulterarás, e muitos apresentam a mulher adultera, mas o adúltero ninguém sabe, ninguém o viu.
No Reino de Deus: “Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela” (Mt 5. 27-28).
Ouviste o que foi dito: olho por olho, dente por dente; isto no reino dos homens.
No reino dos céus: “Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5.38-39, Lc 6.27-31).
No reino dos homens: “Amarás a teu próximo e odiarás o teu inimigo”;
No Reino de Deus: “Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem” (Mt 5.43-44; Lc 6.32-36).
No reino dos homens vemos, quase que diariamente, os homens tocando trombetas para dar suas esmolas.
No Reino de cristo É diferente: “Tu, porém, ao dares esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita” (Mt 6.2-4).
No reino dos homens, estes gostam de fazer belas orações, ou pregações, principalmente quando tem muita gente para ver ou escutar.
No reino dos céus, é diferente: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fecha a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará” (Mt 6.5-6).
Creio que está claro como um dia de sol, que o reino de Deus é diferente do reino dos homens. Eu não conheço teu coração, nem a tua vida, nem os teus pensamentos, porém o dono do Reino celestial conhece nosso deitar e nosso levantar (Sl 139.2).
Ninguém pode servir a dois senhores (dois reinos); porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e as riquezas (Mt 6.24); o Senhor explica o que acontece com aqueles que não entendem como é o seu reino. No seu reino ninguém pode enganar ao Rei, não há lugar para dúvidas ou mentiras.
 Em Tiago 4.4, Ele abre os nossos olhos e nos revela um tremendo segredo dos grandes mistérios de nosso maravilhoso Senhor: “Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. A minha pregação não deve se acomodar para agradar aos homens, antes bem, deve ser como a pregação de João Batista. Devo me importar com a salvação das almas, e minha pregação deve ser neste sentido, porém, como João Batista, devo saber que, quem convence ao pecador é o Espírito Santo, e não minha pregação acomodada para agradar aos homens. Quando eu tento agradar aos homens, me afasto ou vou ficando cada vez mais distante do Reino do seu amor; minhas palavras, meus atos, minhas atitudes, meus gestos, e tudo que faço ou deixo de fazer, diz como estou comprometido ou quanto amo o reino de Deus. Tiago insiste: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1.22).
MEU REINO NÃO E DESTE MUNDO (Evangelho de João 18.36).
Falei de algumas diferenças do reino dos homens e do Reino de Deus. Porém, quero acrescentar que o Reino de Jesus realmente não é deste mundo; e somente os valentes podem entrar Nele. Existe uma diferença tão grande entre um reino e o outro que é quase impossível detalhar estas diferenças. O profeta Isaias disse que é como a distância entre o céu e a terra. Um está em cima e o outro em baixo. Aqui na terra os homens fazem as diferenças entre seus reinos, uns na comida, outros na bebida, ou na roupa, bem, há outros que fazem a diferença entre pobreza e riqueza; e aqueles que vendem os benefícios do reino “de céus”. O Meu Reino não é comida ou bebida; a carne e o sangue não podem herdar o Reino de Deus. Um dia todo joelho se dobrará e toda língua confessará que Jesus é o Senhor para Glória de Deus Pai. O que vão dizer naquele dia quando Cristo vier; ah, vão dizer: eu expulsei demônios em teu nome, falei em línguas, fiz milagres, prodígios e maravilhas em teu nome, conseguir redes de rádios e televisão em teu “nome”, etc. bem, creio que as pessoas já conhecem o que diz a palavra: “apartai-vos de mim malditos fazedores de maldade, eu não os conheço...” esta é a palavra triste que mais que será ouvida, eu peço todos os dias a Jesus para que abra os meus olhos para ver se estou fazendo alguma obra que não seja para o seu reino; porque será muito triste naquele dia, no momento do julgamento das obras (2 Coríntios 5:10).
Amados o convite do senhor Jesus continua de pé: “Se fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida” (Ap 2.10); “Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz as igrejas” (Ap 3.21-22).
Gildo e Val, aprendendo como viver no Reino de Deus.