Missao en Venezuela nescesita de tua ajuda - veja www.elcamino.clickbv.net

sábado, 24 de abril de 2010

A SANTA CEIA DO SENHOR




A SANTA CEIA DO SENHOR
Mt 26.16-30; I Co 11.17-32

Amados eu vou completar em 11 de maio 30 anos servindo ao amado Mestre, meu Senhor e Salvador Jesus Cristo de Nazaré.
E neste anos que tenho servido ao Senhor, tenho visto uma mudança radical nas vidas dos crentes.
E para meditar um pouco sobre a santa ceia do Senhor, sendo que esta é uma ordenança do amado Salvador para sua Igreja, é muito estranho o que vemos hoje como tomam a SANTA CEIA.
Nos versículos de Mateus vemos como o Senhor Jesus estabelece esta ordenança. E no de I Coríntios como Paulo tenta colocar ordem, pois já estava virando uma bagunça.
Parece claramente que o mesmo espírito está atuando neste meio ainda hoje, pois cada dia vemos mais uma inovação, ou melhor dizendo mais uma aberração.
O Cristo disse com propriedade, falando do que lhe é próprio: “Se aqueles dias não fossem abreviados,...” (Mt 24:22). Realmente estamos vivendo momentos difíceis e terríveis para a humanidade e para aqueles que se dizem evangélicos. Mas, na verdade, o mais cruel é para aqueles que tem fome de Cristo e ainda não o conhece, pois é tantas as “inovações”, que o Caminho da Salvação fica quase que imperceptível.
Quando será que os homens vão entender que a Santa Ceia, não é um ritual religioso. Que é a maior expressão do amor eterno de Deus para com os homens. É a lembrança viva do maior e melhor sacrifício, entre Deus e o homem, na doação do seu Cristo para perdoar e reatar a comunhão perdida com a maior de sua criação, sua imagem e semelhança, mostrada a humanidade no nascimento, vida, ministério e morte dAquele que é o Autor da vida.
Já escutei, não vi, que tem certas “igrejas”, nos dias de Santa Ceia, todos que estiverem presente participam, mesmo, incrédulos e crianças. Estava como tradutor para uns pastores, e no ultimo dia fizeram a Santa Ceia, e quando me passaram a taca, de longe sentir o cheiro do álcool. Vinho com alto teor de álcool. O estava pastor que eu traduzindo me disse, dessa ceia eu não participo. Não participamos... talvez você me diga, ou pense, é uma questão de cultura ou de costume do povo... não, não é. Aqui as igrejas não conseguem suco de uvas como conseguimos ai no Brasil, porém, quando vão da a Santa Ceia compram uvas e fazem o suco.
Mas, o mais importante talvez não seja o suco o vinho e sim o modo como tomam a Santa Ceia.
O povo de Corintos faziam da Santa Ceia um banquete para esfomeados. Não tinham a compreensão do significado do ato. Não respeitavam a ausência dos demais irmãos, iam chegando e metendo a mão sem nenhum respeito ou temor. Paulo então diz: quem não sabe discernir o ato de participar da Santa Ceia, está comendo a própria condenação.
Mãos sujas, almas perversas, espírito orgulhosos, corações sem perdão, como podem meter a mão junto com o Cristo, e tomar destes elementos que simbolizam o corpo e o sangue de nosso Salvador.
A recomendação solene de Paulo é que cada um faça um exame de consciência cuidadoso para não vir a ser condenado e receber o castigo amoroso do Senhor.
Outras pessoas passam todo o mês com o coração amargurado, cheio de pecado e justamente na hora da Santa Ceia, se levanta para pedir que a Igreja perdoe os seus “Pecados”, isso é um absurdo. Outros fazem uma tremenda trouxa (como aquelas que faziam as lavadeiras antigamente), e levam todas e colocam nos pés do Senhor. Temos que compreender que pecado sempre será pecado. E somente uma confissão sincera e verdadeira será aceita por Cristo.
Bem quero aqui fazer uma breve reflexão sobre os absurdos que se praticam hoje nas  igrejas por este mundo, sobre a Santa Ceia do Senhor.
Pensando que aqueles que lêem este texto pensem, compreendam que o Senhor Jesus não quer um ritual religioso, tão pouco que se façam como os crentes de Corinto.
Assim como em todo culto destinado a nosso Deus devemos fazer-lo com grande temor, amor e respeito. Não pode ser diferente a Santa Ceia do Senhor.
Por isso que animar-los a que meditem na responsabilidade que é participar da Santa Ceia do nosso Senhor Jesus Cristo. Ai estamos anunciando a sua morte até que Ele venha para nos levar com ele.
Em Cristo Gildo e Val no aprisco aprendendo com temor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário