Missao en Venezuela nescesita de tua ajuda - veja www.elcamino.clickbv.net

terça-feira, 9 de junho de 2009

Missões mundiais – maio de 2009
Conhecendo o chamado para as missões trans-culturais

Artigo escrito por: Moisés Mejía
Traduzido pelo missionário Gildo Sousa dos Santos:
Como posso conhecer que tenho um chamado para ser um missionário trans-cultural?
Que sinais o Espírito Santo oferece ou dá para guiar a igreja às missões?
Quais os passos concretos que devo dar para trabalhar minha chamada trans-cultural?
Todos são chamados a serem testemunhas do evangelho a cada criatura, sem exceção; e cada filho de Deus tem o chamado geral divino, à verdade, à santidade, à salvação e à unidade segundo João 17. O chamado ou a vocação missionária trans-cultural tem o seu fundamento bíblico, teológico e prático no dom de apostolado. Segundo Efésios 4:12 lemos que alguns são “apóstolo” originalmente predeterminados para os 12 discípulos de Jesus Cristo ou seus seguidores na Igreja Primitiva. Porem se pode afirmar hoje, que este dom foi e é dado aos que recebe a capacidade sobrenatural do Espírito Santo para cruzar y adaptar-se a outras culturas. Podemos dizer: “Deus ha dado a igreja homens y mulheres que se colocam a sua disposição para estabelecer igrejas a onde ainda não existem ou a necessite”; porem, como conhecer este chamado com clareza e segurança? Quero propor sete maneiras à luz de Atos 13:1-3 e 16:6-10. Vejamos:
1 - Deve Pertencer a una igreja madura.
As Antioquias modernas do século 21, não são muitas. Porem, que é uma igreja madura e enviadoura? A igreja como comunidade do Reino tem a razão de ser e de fazer-se em um agente de bênção (Gênesis 12:1-3, Isaías 49:1-7, Romanos 15:20). Só um discípulo de Jesus Cristo comprometido e ativo com sua igreja local pode cultivar e desenvolver uma vocação missionária baseada em sua paixão evangelística. A igreja providencia a confirmação e a capacitação do candidato, depois da sua formação no lar (igreja local). É neste contexto onde se amadurece um estilo de vida de acordo aos dons e talentos que Deus ha dado, tanto a igreja como a seus membros.
2 – Tem que ser Participante em um ministério evangelístico y de discípulos em um contexto de interseção.
Si tenho paixão pelas almas vou amar aos povos o etnias (não alcançados da terra). O que faremos aqui definitivamente o podemos fazer em outro lugar, com atitudes e ferramentas adequadas. Na primeira conferencia missionária de minha igreja, recebi meu chamado à Índia, porem foi 10 anos depois que cheguei ao sul da Índia comissionado por meus líderes já que antes passei por um processo de muita informação, formação e transformação.
3 – Há que aprofundar em uma capacitação especializada.
Depois do lar e a igreja vem um centro ou um programa de capacitação. Si existir uma boa capacitação trans-cultural haverá possibilidades de êxito no campo missionário. Uma formação integral deve incluir bases teológicas, bíblicas y missiológicas. Os desafios são variados e os chamados também, porem a tarefa é uma só: com o poder do Espírito Santo, indo, fazendo discípulos e batizando-os no nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo para que simultaneamente cruzemos as barreiras para penetrar em nossa Judéia, Samaría y “finisterres”, o último da terra.
4 – Temos que falar aos lideres de nossa igreja ou organização sobre nossa inquietação, o desejo, e o anelo de servir trans-culturalmente.
Como? Em oração e jejum, em submissão aos pastores e conselheiros, na expectativa de um plano a longo prazo, num mínimo de 7 anos. Sugerimos una prática missionária (isto é: uma viaje de exploração) de pelo menos três meses. Tudo isto em consenso com o candidato para estabelecer uma agenda missiológica que inclua a visão, a missão e os objetivos mais claros do projeto. Esta decisão toma tempo, já que é a inversão de tempo e de dinheiro em longo prazo.

5 – Deve ter Posicionado na mente e no coração um chamado claro para as missões.
a) Pode ser verbal “O Espírito falou” Atos 13
b) “O Senhor me há dado uma promessa em sua Palavra”.
c) Pode ser visual “O Espírito mostrou uma visão” Atos 16
d) Já vi claramente um quadro da necessidade e da oportunidade para mim.
Antioquia e Macedônia nestas passagens de Atos são uma evidencia de um chamado específico para a missão trans-cultural. Deus não se equivoca. Ele tem tempo para preparar e colocar os seus instrumentos onde Ele quiser como Ele quiser e quando Ele quiser.
6 - Deve Projetar um plano pessoal á luz desse chamado.
Recomendo aos chamados ao campo missionário, que escrevam sua visão e divida com os seus familiares, amigos e lideres. Este plano deve ser provado e aprovado pela igreja e pelos lideres em redor do candidato.
7 – Conclusão:
1. Estamos todos no processo de transformação pessoal, porem, antes deve vir muita informação e formação.
2. Urgente, criar grupos de mentores especializados.
3. O desafio é trabalhar cada dia o chamado numa forma pessoal.
4. A media para chegar ao campo, desde que começa a inquietação missionária, deve ser de mais ou menos sete anos.
5. Deus nos guia de acordo ao seu propósito. Quero dar-lhes sete instrumentos de como conhecer a vontade de Deus em nossas vidas: a – A Palavra de Deus,
b – A paz sobrenatural,
c – A persuasão do Espírito Santo,
d– Provisões de dons, e talentos,
e – Participação de conselhos sábios,
f – Providencias nas circunstancias,
g – E as preferências pessoais.
6. Para Deus não ha nada impossível, Deus abre ou fecha portas. E Ele usará tudo para terminar sua obra.
7. Escutemos a voz do Senhor que está chamando obreiros para sua Seara. Alguns irão, outros vão ficar orando ou sustentando a corda, outros vão ofertar com sacrifício para ver a igreja ser estabelecida onde esta não existe o que Deus a necessite.

Sejamos fieis atendendo ao chamado de Jesus Cristo para as missões, e paciente para participar do treinamento adequado que este chamado requer... Ai, então o Senhor será glorificado por tua vida.


Estimado Gildo,
Gracias por escribir a ObreroFiel.com
Tiene el permiso para traducir el artículo de misiones mundiales de mayo 2009 para ponerla en su blog, le agradecemos que cite la fuente: ObreroFiel.com
Por el momento no hemos pensado en traducir los artículos al portugués, pero tomamos en cuenta su disposición para traducir, lo estaremos considerando más adelante.
Dios le bendiga. Nosotros seguimos a sus órdenes,
Yadhira Santos
Obreros....
EDIFICADOS para ser maduros espiritualmente.
EDUCADOS para saber aplicar la Biblia a la vida.
EQUIPADOS para hacer un ministerio eficaz.

http://www.obrerofiel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário