Missao en Venezuela nescesita de tua ajuda - veja www.elcamino.clickbv.net

segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Chamado


Muitos são chamados e poços escolhidos (Mateus 20:16).

Quem vai me escolher?
Chamados: para que e por quê?
Chamado ao redil para aprender a difícil tarefa de ser guia (missionário, apostolo, pastor, líder, maestro, profeta, evangelista, bispo, presbítero, diácono, diaconisa, obreiro, ou auxiliar...), não é fácil, requer sacrifício; sangue; fogo; lenha; altar erguido, ou reerguido, contanto que não tenha brechas.
Quando foi instituída a escola de profeta, nos tempos dos homens que foram marcados não pelo sofrimento, mas pelo chamado a serem servos. O redil era a escola.
O Senhor Jesus chamou seus discípulos ao redil para aprender a difícil arte de guiar. Para Simão Pedro fui necessário negar a Jesus três vezes para aprender que o amor é a arte para guiar.
Todos os chamados devem entrar no redil como ovelhas, e só podem entrar pela porta. Todos que quiseram entrar por outras entradas nunca poderão permanecer no redil, pois as ovelhas não escutarão sua voz, não o reconhece ou não o entende.
Que pensaria você hoje, que se diz chamado, se o Senhor lhe pedisse para viver como Isaias; “Eu necessito que ande “nu” por três anos, para ensinar uma lição a esta nação”. Qual seria sua resposta imediata? Creio que sua resposta seria mais ou menos assim: “O Senhor que repreenda o diabo”; “eu conheça a voz do meu Deus”; “isso não pode ser a vontade de Deus para minha vida”; “eu sou filho do rei”; “sou ungido do Senhor”; “Deus só quer o melhor para os seus escolhidos”; “onde já se viu isso, hoje as leis não permitiria”; etc, etc. e tal”. Com certeza aplicaria todos os chavões que hoje estão em moda, por não querer obedecer o chamado do Senhor. Más, eu te pergunto, será que o Senhor não tem hoje, os seus pelados como Isaias por aí? Quantos estão pelo mundo como Isaias, como Jeremias, Oséias, João o Batista...?
Para os que são chamados viverem no redil, requer: “renuncias; dedicação; sacrifícios, e muitas vezes como o de Abraão”.



Não querer viver como Isaias é uma simples desculpa para não obedecer os menores requisitos para viver no redil. Adão simplesmente agarrou algumas folhas de figueira. Não, eu não posso viver como Isaias, preciso de uma folha de figueira como Adão. Porem a folha de figueira não pode cobrir tua vergonha no dia em que Ele vai dizer: “Apartai-vos de mim malditos fazedores de maldades”. Lá jardim do Édem o Senhor deu a Adão peles para cobrir sua vergonha (Gn 3:21); porem no dia do acertos de contas contigo, não terá oportunidade de recorrer aos argumentos de Adão. Porque o dia da obediência é hoje. Os chamados a viverem no redil devem aprender que no redil é lugar de ovelhas, (“Lugar de obediência”). Nada se compara a obediência. Aquele que quer viver em obediência deve está preparado para ser apontado como louco, rebelde e um cem números de títulos. O mesmo aconteceu com os discípulos de Jesus depois do dia de pentecostes, foram até ameaçado de morte, e alguns morreram imediatamente como Estevão e outros, porem vemos que o Senhor ficou de pés para receber a Estevão. O primeiro mártir do cristianismo. Estevão não morreu para ser “mártir”, morreu por obediência a Palavra, porque vivia a palavra que pregava.
Chamados para aparecer nos canais de televisão ou nas emissoras de radio, nas grandes concentrações evangelísticas, claro que sim. Chamados para pregar, nas aldeias, nas vilas, povoados, favelas, claro que não. “Não, o Senhor não me chamou a viver assim, me prometeu as nações como herança, que onde eu pisar as plantas dos meus pés será meu. A quem vou pregar em uma vila ou em uma simples aldeia, quando poderia está pregando a milhares, vou gastar meus conhecimentos, anos de escola em um simples povoado? Mande “irmão fulano” pregar neste povoado, eu quero ir mesmo é para os Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Europa, aí sim tem gente que necessita de Deus”.
“Todos compareceremos diante do tribunal de Cristo... 2Co 5:10”. Segundo o escritor J. Dwight Pentecost, em sua explicação deste versículo no livro “Manual de Escatologia”, no capitulo 14, publicado pela CPAD, nos diz que no original no lugar de “BEM” é obra útil, e no lugar de “MAL” é obra inútil. Mas útil o inútil, boa ou má depende de como tua vás a edificar enquanto estás neste corpo, e nesta vida. Como tu estás edificando? com ouro ou madeira, com feno ou com prata, com pedras preciosas ou com palhas? Qual desta vai permanecer? Para quem estás construindo? Para aparecer nos noticiários “Globais” das oito? Ou para o reino de Deus? Eu não posso responder por você, isso é algo pessoal, e requer uma resposta sincera, já que o que julga, conhece o mais profundo do teu ser. Redil requer obediência de ovelhas, vida santa, consagrada e separada.
O Senhor Jesus disse: “Muitos são chamados e poços os escolhidos”.
Por quê?
Porque os chamados não querem viver no redil, não querem ser ovelhas, já querem ser “pastor de ovelhas”. Muitos chegam até a vesti roupa de ovelha. Porem, ninguém, ninguém mesmo, pode ser pastor de ovelhas sem aprender a arte de ser ovelha. A arte de ser ovelha requer antes de tudo conhecer o sumo pastor, o mestre por excelência, o amante de nossa alma, o Sumo Pastor. Foi necessário Jesus perguntar três vezes a Pedro se ele já conhecia a arte de ser ovelha. Quantas vezes o Senhor tem te perguntado: “Ama-me”? A pele de ovelha não te faz ovelha. Pode ate ter o cheiro de ovelha, “be, be, be”, berrar como ovelha, porem se tirar a pele será revelado que não é ovelha. A “pele” te faz parecido como ovelha mas não te torna ovelha.



Se quiser, ainda tem tempo, pois na escola do redil não se tem tempo estipulado para encerrar as aulas, todo dia é dia de se aprender algo novo, todo dia é dia de recomeçar. O professor se chama “Consolador”, justamente por ser amoroso, e por conhecer nossas fraquezas e debilidades, e Ele não vai te aborrecer nem jogar na tua cara os teus erros, e sim te amar, te consolar, te compreender e te ajudar. Não importa o “titulo” que tenhas, não importa que seja “apostolo, profeta, mestre, pastor, ou evangelista”, estes títulos são somente para acariciar ou massagear teu ego, somente importa para Ele si tu está disposto a aprender a arte da obediência dentro do redil. É somente isto que Ele requer de ti, obediência, para que sejas amado, compreendido, atendido e ajudado.
Na obediência está o segredo da vitória, da salvação, do amor e do perdão, e da vida eterna. Ele foi obediente ate a morte e morte de cruz... (Filipenses 2:5-11).
Quando obedecer, aprenderá que tua obediência e a única chave para ser um escolhido. A escolha é Ele que faz porem, a obediência é tua escolha.



Quando lemos as recomendações de Paulo a Timóteo, em “1Timóteo 3” para aqueles que desejam servir na vinha do Senhor; e fazemos uma comparação com o que vemos hoje em todos seguimentos do cristianismo o comportamento e o modus vivendis “destes lideres”; de como estes vivem dentro e fora da Igreja; ou como foram ou são escolhidos; e como estes “escolhidos” se agarram com unhas e dentes para serem mantidos como cabeça do rebanho do Senhor. Eu sinceramente tenho me perguntado, para que serve este capitulo? Será que realmente é necessário que este capitulo esteja na Bíblia? Será que alguns destes “lideres”, passou pelo redil? Será que sabem o que é redil? Será que sabem a quem servem? Será que pelo menos sabem o que é o serviço ao Senhor? Será que sabem o que é o culto a Deus? A quem estão tentando enganar?
Minha oração diária é para que a obediência em minha vida seja como o ar que respiro. Necessito obedecer em todos os segundos de minha vida. Se parar de respirar morro, se parar de obedecer sou rejeitado, rechaçado, e lançado nas trevas exteriores. Se obedecer, sou escolhido e viverei para sempre com meu Senhor e Salvador. E é tudo que quero.

Aprendiz no redil: Gildo Sousa dos Santos, março de 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário