Missao en Venezuela nescesita de tua ajuda - veja www.elcamino.clickbv.net

segunda-feira, 1 de junho de 2009

O redil é lugar de predicador?

Vontade de pregar


Já passou pelo redil?
Já aprendeu o que é ser ovelha?
Já sabe que o Senhor quer obediência, não a os sacrifícios?
Já sabe que mesmo que negue três vezes, Ele te perdoará e te apascentará em verdes pastos e em águas de repouso?
Já sabe que o que conta não é o que tu dizes e sim o que tu faz, não importa muito que sejas poliglota, ou entenda muito bem a glossolalia, Ele necessita de fazedores da palavra, não de faladores?
Já aprendeu que antes de pregar, é necessário conhecer e aplicar em ti mesmo o valor de cada palavra que vais pregar?
Já viveu na escola do redil a arte de amar, e de dar amor?
Já sabes que a arte do amor, demonstra quanto tu verdadeiramente és um servo?
Já sabes que aquele que não serve, não serve pra nada...?
Já sabes que quanto mais tu cresças mais difícil fica amarrar os cadarços do teu sapato?
Já aprendeu que lavar pés não é uma doutrina que Cristo instituiu, e sim uma forma de viver ao máximo a vida no redil?
Já aprendeu que aos discípulos foi ensinado que depois que saíssem do redil deveria primeiro pregar em Jerusalém (ao redor do redil), e que somente depois em Judéia, Samaria, para que um dia possa chegar aos confins da terra?
Já que sabe de tudo isso, então já pode pregar. Pregue em tempo e fora de tempo. Porem não te esqueça que o Senhor tem olhos como chamas de fogo e que vê tudo, e que não podemos esconder nossas intenções, por mais intima que sejam; Ele vê tudo.
“Pregar”, pregar me soa como quem está colocando um prego em algum lugar. Será que foi tirado da expressão vivida pelo Senhor Jesus no dia que o pregaram naquela cruz?
“Pregar”, já acertou o dedo alguma vez quando tentou colocar um prego na tua parede? Bem creio que doeu muito, não é verdade? Agora imagine se em vez da martelada no dedo fosse o prego entrando em tua mão ou em teu pé? Sabe quanto doe uma pregada na mão ou no pé? Sabe quanto doe uma pregada no coração?
Pois bem, se vais a pregar, saiba muito bem onde pregar e como pregar. Recorde que pregar parece que estás colocando um prego; cuidado para não ser no coração daqueles que te escutam. Por isso antes de pregar para os outros; pregues primeiro para ti. Faça uma revisão e busque, onde estão os pregos soltos na tua pregação?
“Conhece a historia do saco de penas”?
Pregação é como espalhar penas, só que muitas vezes tem forma de pregos; ou de flechadas; ou ainda de punhal; ou pior, de morte. As penas o vento leva, os pregos doem muito. Uma vez pisei em um prego que estava em uma tabua, que dor terrível, e como me custou sarar.
Já escutou a expressão prego no sapato?
Bem, tem pessoas que fazem do púlpito um lugar de lançar pregos como se fossem flechas incendiarias; outras envenenadas; flechadas perdidas, etc... outros como prego no sapato...
Já que sou um pregador vou pregar, e pregar. Cuidado, escutei a historia que nos países da cortina de ferro, na época do falecido comunismo, que os soldados pregavam as línguas dos pregadores nas portas e que aí ficavam todo o dia com a língua pregada. Não quero te meter medo, é que devemos ter cuidado com o que vamos pregar. Não podes esquecer que no redil só tem ovelhas e que elas não gostam de zoadas estridentes, nem de gritos, ela gostam de palavras mansas, elas gostam de carinho. Elas gostam quando limpamos seus carrapichos, e tratamos as suas feridas com azeite; não quando metam o dedo na em sua ferida; tem alguns que passam sal nas feridas quando deveria passar balsamo.
A vara que o pastor leva é para os animais ferozes, não para as ovelhas, para as ovelhas o pastor leva um cajado.
Pregar..., Pregar..., Pregar é uma arte.
Para ser um carpinteiro, o primeiro que deve aprender é a pregar o prego na madeira. Aprende o tamanho do prego e a espessura e tipo de madeira. Assim também devem ser o pregador como o carpinteiro conhecer uma coisa e outra. Um bom marceneiro faz um móvel, e tu não ver os pregos, porque foram colocados de tal forma para não ser visto. Assim é o bom pregador, da uma mensagem que alimenta nossa alma, fortalece nossa convicção, e aviva nossa fé no nosso amado Salvador. O mau carpinteiro deixa os pregos aparente, não faz os remates, não enverniza, e não lixa, em fim é um carpinteiro que não conhece a arte da amadeira e do prego. Assim é o mau pregador, grita, salta, faz soada, toca a emoção das pessoas; as quais saem com fome e com sede, e muitas vezes com mais feridas que antes de escutar-lo. Talvez ele não passou pelo redil, porque no redil é ensinado que o principal alimento das ovelhas é dado pelo Sumo Pastor nos verdes pastos juntos as correntes de águas, que é sua eterna, bendita e santa Palavra. Não é por força nem por espada, más pelo meu Santo Espírito diz o Senhor. Também está escrito: “Meu povo foi destruído por que lhe faltou conhecimento” (Oséias 4:6 “senhores pregadores meditem neste texto”), o conhecimento do Senhor só vem através da sua Santa Palavra exposta de forma clara e compreensiva.
Hoje vemos as pessoas com tanta fome de escutar a Palavra de Deus que chegam a encher estádios ou sambódromos. E muitas vezes saem com mais fome; e se perguntando o que vim fazer aqui? Não seria melhor eu ter ido a meu analista?
Li uma matéria na revista Eclésia que falava sobre as: “Igrejas cheias de gente vazias”. Já faz muito tempo porem não me esqueci, e fico me perguntando quase que diariamente “de quem é a culpa”?
Qual é a mensagem que estamos pregando? É para alimentar a alma ou o estomago?
Porque Deus usou Pedro no dia de Pentecostes? Será que Pedro era a única opção para Deus falar a aquela gente? Não creio que ele fosse a única opção, porem creio que Pedro aprendeu a arte de amar no redil, e viveu no redil com o Sumo Pastor a própria Palavra de Deus e seu coração estava disposto a obedecer até a morte.
A mensagem de vida deve ser pregada e vivida por aquele que a prega, fazendo do púlpito um lugar de benção, de transmissão de vida.
Tem uma canção que diz: “É melhor ser uma criança que um sacerdote cego e surdo”.
Chegou o momento de subirmos ao púlpito para transmitir a presença de Cristo, de levar o seu bom perfume.
Hoje se busca um pregador que lhes dê alimento fresco, pão quentinho saindo do forno do trono de Deus.
Mensagem vazia faz o povo se corromper, mensagem tirada do altar de Deus ensina o povo, liberta as almas, destrói os grilhões, amarra os espíritos imundos, e traz a cura tanto da alma como do corpo, e o povo se torna livre.
Apascentar o rebanho é praticar a vivencia no redil. Não é falar de amor, é viver o amor de Cristo.
Grandes pregadores têm se levantado neste mundo. Porem nem todos tiveram sua vivencia no redil. Naquele grande dia, quando todos comparecermos diante do Trono do Supremo Pastor vai haver grandes surpresas. “Olha tu que está de pés que não caia”. Tem um ditado popular que diz: “quanto maior é a arvore, maior é a queda”.
Cuidado para não te achar pregando a ti mesmo....
Hoje se fala muito que Deus é fiel, é uma frase predileta para os vidros traseiros dos veículos. Deus é fiel, isso devemos ter mais que certeza. Ele é fiel mesmo, porem, Deus não pode ser fiel com os infiéis, Deus não é fiel com os adúlteros, não pode ser fiel com os egoístas, não pode ser fiel com os roubadores, não pode ser fiel com pregadores de mentiras, e de enganos doutrinários.
Deus é fiel conforme o que está escrito em sua palavra “aquele que diz que está Nele deve viver como Ele viveu”(1 João 1:6).
Muitos pregadores buscam CDs e DVDs de pregadores para copiar-los, os gestos, até as mensagens. Buscam invenções, chavões, e muitas papagaiadas. Outros são animadores de auditórios, outros cômicos...
O púlpito é vendido, trocado, vilipendiado, destruído, trazem fogo estranho, etc.....
Púlpito é lugar de sacrifício, é lugar de benção, e lugar de encontro com Deus, é lugar de mergulhar no sangue de Cristo, é o lugar mais sagrado do templo (e deveria ser), é deste lugar que devemos levar o rebanho beber e a comer. E do púlpito que devemos dar alimento ao faminto e água ao sedento.
O púlpito não pode ser um lugar de onde podemos jogar pedras (ou pregos) nos demais, somente porque normalmente está mais alto que os demais lugares do templo.
Não faça do seu púlpito uma arma, a vitima, será sem duvida você.
Do púlpito você pode da vida e também pode tirar vidas.
Pregadores meditem no que diz o Salmo 142:4 “Olhei para aminha direita, e vi; mas não havia quem me conhecesse. Refugio me faltou; ninguém cuidou da minha alma”.
É exatamente isto que Cristo quer de todos os pregadores, que cuidem das almas daqueles que estão desesperados, angustiados, isolados, aflitos, e sem socorro.
Paulo diz em Romanos que as pessoas estão esperando a nossa manifestação. Esperam que venhamos a cuidar de suas almas. Estão sós, e não tem rumo certo, não tem esperança, e buscam alguém que possa realmente guiar-los as águas de repouso.
E só podemos dar este balsamo, se, verdadeiramente pregamos a santa mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo, sem egoísmo, e sem hipocrisia. Transmitindo o amor infinito do Cristo de Deus, para que tenham fé e esperança.
Ainda há tempo, não deixe para amanhã, amanhã pode ser tarde demais... Cristo te chamou para pregar o evangelho de amor não de comercio..., Cristo te para servir não para ser servido..., Cristo espera que tu aprendas a arte do redil..., pois está muito perto o dia em que todos vamos comparecer diante do seu Trono para prestamos contas de tudo que estamos fazendo neste corpo, seja bom, ou seja, mal, seja útil, ou seja inútil...


Aprendiz de carpinteiro aprendendo no redil: Gildo Sousa dos Santos

Um comentário:

  1. Temos um exemplo é o próprio Jesus assim que é batizado foi para o deserto onde foi levado ao limite de sua humanidade, somente depois de passar por tentações e vencê-las começou seu ministério, o que mais vemos hoje em dia é aproveitadores e oportunos, mas Deus sabe de todas as coisas estamos entrando numa época de consciência na Igreja pois o inchaço o crescimento desordenado será substituído pela restauração dos altares que o Senhor Jesus esta fazendo, logo o cristão vai cobrar do altar algo que deveria ser ao contrário, quando conversamos com alguns irmãos a maioria esta triste com seus Pastores pois se sentem lesados por alguém que está acima de qualquer suspeita, realmente o amor pelas almas tem se esfriado. Todos os dias vãos aos milhares p/ sepulcro sem a esperança da Glória. Isto acontece devido ao descrédito que os homens de Deus estão sofrendo. Muitos destes venderam seu ministério por algumas moedas coisa perecível nada comparável ao seu chamado pois o chamado de Deus é uma excelência algo supremo que não deveria ser corrompido. Mas não é o que vemos hoje em dia. Oremos por um dispertamento por uma restauração do poder na Igreja, o falso não pode anular o verdadeiro .
    www.igrejamanancial.org.br - Adalberto Coelho

    ResponderExcluir